Você sabia que tem mulheres que desenvolvem rinite específica decorrente da gravidez?
Durante o período gestacional, as mulheres precisam ter atenção maior com a sua saúde, pois há uma série de problemas que são comuns às gestantes, como por exemplo, anemia, hipertensão, infecção urinária, diabetes gestacional, entre vários outros.
Um problema bastante recorrente é a rinite gestacional, mesmo aquelas que nunca tiveram rinite podem desenvolver esse quadro durante a gravidez, quando os hormônios atuam na mucosa nasal.
Enquanto o estrógeno ativa o sistema nervoso parassimpático, ocasionando edema da mucosa nasal, congestão e espirros, a progesterona relaxa a musculatura lisa dos vasos nasais e otimiza a vasodilatação local devido ao aumento do volume sanguíneo circulante.
Segundo os especialistas esse tipo de ocorrência, costuma aparecer no segundo ou terceiro trimestre da gravidez, com duração igual ou maior do que seis semanas. Além de obstrução nasal, coriza, espirros, que são os sintomas mais típicos da rinite, em mulheres grávidas essas reações também podem vir acompanhadas de piora da qualidade do sono, ronco e apneia obstrutiva do sono. O médico obstetra e/ou otorrinolaringologista está mais habilitado para diagnosticar.
Na prevenção, evitar exposição de aeroalérgenos como ácaros e fungos, as atividades físicas como por exemplo caminhada, elevar a cabeceira da cama 30º a 45º ao dormir e a lavagem nasal com soluções salinas, são medidas que geram um alívio importante nas mulheres grávidas. O uso tópico de Budesonida, aprovado para gestantes é seguro, porém a indicação deve ser médica.
Tenha hábitos saudáveis e tenha uma gestação segura!