Apresentação:


Bem vindo ao SIAT/BA!
O SIAT – BA foi fundado em 2001 no Serviço de Genética Médica do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia pelas médicas geneticistas Angelina Xavier Acosta, Maria Betânia Toralles e a neuropediatra Emília Katiane Embiruçu A. Leão, sendo atualmente coordenado pelo farmacêutico bioquímico Gildásio Carvalho. Formado também por acadêmicos treinados oriundos das diversas áreas como: medicina, farmácia, enfermagem, nutrição e biologia.
Serviços similares já operam há vários anos na Europa e na América do Norte. No Brasil, foi fundado no ano de 1990 em Porto Alegre pela Profa. Dra. Lavínia Schüler-Faccini, como a primeira iniciativa nessa área na América Latina. Atualmente o SIAT atua também no Ceará, totalizando apenas três serviços no Brasil.
Contudo, torna-se evidente que as enfermidades genéticas e os defeitos congênitos incidem de forma significativa na saúde da população em geral. Disto resulta a importância de implantação de políticas de saúde voltadas para a minimização do aparecimento de malformações, bem como, a ampliação e atualização do conhecimento de todos profissionais envolvidos no diagnóstico e tratamento de defeitos congênitos em geral.
O médico deve ser sempre consultado desde o início da gravidez para que a gestante tenha uma gravidez saudável. Daí a importância do acompanhamento pré-natal aliado ao serviço do SIAT-BA.
Equipe:
 
Farm. Bioq. Espec. Prof. Gildásio Carvalho - Coordenador - UFBA
Currículo: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791554E3
Dra. Joana Goes Castro Meira - Médica geneticista - UFBA
Currículo: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4408465U5
 
Acadêmicos /2016/2017/2018:
 Dione Tavares, José Augusto Junior; Layana Teixeira; Lara Máyra; Thiago Carvalho;Thales Sena