Obesidade materna altera desenvolvimento cerebral de bebês prematuros

Excesso de peso da mãe e baixa escolaridade aumentam risco de declínio cognitivo precoce e de trombose na placenta

A obesidade materna pode contribuir para o declínio cognitivo em bebês extremamente prematuros, segundo um novo estudo realizado por pesquisadores da Wake Forest Baptist Medical Center, nos Estados Unidos.
Os resultados revelam que o excesso de peso materno e a baixa escolaridade foram associados com declínio precoce da função cognitiva bem como com a formação de coágulo sanguíneo na placenta.
"Embora na última década, os avanços da medicina tenham melhorado a taxa de sobrevivência de bebês nascidos com menos de sete meses, eles ainda estão em risco elevado de atrasos mentais de desenvolvimento em comparação com bebês nascidos no tempo certo. Este estudo mostra que a obesidade não afeta apenas a saúde da mãe, mas pode afetar ainda mais o desenvolvimento do bebê", explica a autora da pesquisa, Jennifer Helderman.
Para o trabalho, Helderman e seus colegas analisaram 921 crianças nascidas antes de 28 semanas de gestação, entre 2002 e 2004.
Os pesquisadores avaliaram a placenta dos bebês para infecção e outras anormalidades, entrevistaram as mães e revisaram seus prontuários médicos. Aos 2 anos de idade, eles avaliaram as habilidades cognitivas das crianças através do Índice de Desenvolvimento Mental (MDI).
Os cientistas descobriram que a obesidade materna e a baixa escolaridade foram associadas declínio precoce da função cognitiva bem como com a formação de coágulo sanguíneo na placenta.
"Nós não ficamos surpresos com a influência dos fatores socioeconômicos, pois foi mostrado repetidamente que a desvantagem social prevê resultados piores infantis. No entanto, a obesidade é de particular interesse porque ele está se tornando mais prevalente e é potencialmente modificável durante o período de pré-concepção e gravidez", destaca Helderman.
Segundo os pesquisadores, a obesidade tem sido associada à inflamação e inflamação pode danificar o cérebro em desenvolvimento. O que não é conhecido ainda é se a inflamação relacionada à obesidade na mãe é transmitida para o feto.
O objetivo da equipe é utilizar informações provenientes do estudo para desenvolver tratamentos que impeçam o comprometimento cognitivo em bebês prematuros.

Publicação: 09/03/12