Vírus Sincial Respiratório (VSR) - Vacina para gestantes

Anvisa libera para as gestantes o uso da vacina Abrysvo (Pfizer), que é destinada ao combate ao combate ao vírus sincial respiratório (VSR), causador de infecções no trato respiratório, com destaque para a bronquiolite.

A bronquiolite é uma inflamação dos brônquios que acomete com bastante preocupação crianças pequenas e bebês. O imunizante Abrysvo está indicado para prevenção da doença do trato respiratório inferior e da doença grave do trato respiratório inferior em crianças desde o nascimento até os 6 meses de idade, por imunização ativa em gestantes.

Para a proteção das crianças, a aplicação da vacina deve ser feita nas mães, durante a 24ª e 36ª de gestação e não diretamente no bebê.

Porém, a Comissão Nacional Especializada em Vacinas da Febrasgo (CNE vacinas) da Febrasgo corrobora com a recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), que do ponto de vista da saúde individual, sugere a vacinação entre 32ª e 36ª semanas de gestação, porque a eficácia vacinal foi um pouco maior a partir de 32ª semanas, quando comparada com 24ª semanas.  
Além disso, no estudo pivotal de licenciamento da vacina, houve um aumento discreto, sem significância estatística, de casos de prematuridade no grupo vacina comparado ao grupo placebo.  
A CNE optou, em consonância com a recomendação da SBIm, por cautela, pela recomendação preferencial mais restrita entre 32ª e 36ª semanas. No entanto, o médico assistente da gestante poderá prescrever a vacina a partir de 
24ª semanas, como descrito na bula, considerando um eventual risco gestacional de prematuridade.  
Vale lembrar que o tempo para produção e passagem de anticorpos para o feto lé em torno de 14 dias. 

A Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetricia (Febrasgo) recomenda um intervalo mínimo de duas semanas entre a administração da vacina contra o VSR e a administração da vacina contra difteria, tétano e coqueluche acelular (dTpa). A administração concomitante da vacina da Pfizer contra o VSR com a vacina contra a gripe sazonal pode ser realizada.

A vacina Abrysvo bivalente é composta por dois antígenos da proteína de superfície F do VSR. Sua administração é intramuscular e o esquema posológico envolve a aplicação de uma única dose.

Como todo medicamento, foram observados alguns efeitos colaterais na administração do imunizante, sendo os mais comuns: dor no local da vacinação, dor de cabeça e dor muscular.

Ainda assim, a totalidade das evidências apresentadas à Anvisa foi capaz de demonstrar que os benefícios da vacina são superiores aos seus riscos.

Foi também autorizado o uso da Abrysvo na prevenção da doença do trato respiratório inferior causada pelo VSR, para indivíduos com mais de 60 anos.

FONTE: Febrasgo/Anvisa