Semana Mundial do Aleitamento Materno

O mês de agosto tornou-se simbólico na promoção do aleitamento materno, no Brasil e no mundo. Entre 1º a 7 desse mês, são implementadas diversas ações de conscientização sobre aleitamento.

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países.

São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade. A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) está focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, sendo considerada um veículo de promoção do aleitamento.

Para 2020, o tema definido foi "Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável".

Fonte: Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar - Brasil