Pediatra lança livro sobre pessoas com deficiência e doenças raras pela Editora Fiocruz

Pessoas com deficiência e doenças raras - o cuidado na atenção primária

A médica pediatra Daniela Koeller Rodrigues Vieira, acaba de lançar o livro “Pessoas com deficiência e doenças raras: o cuidado na atenção primária”, sexto título da coleção Fazer Saúde, da Editora Fiocruz.

A obra traz uma coletânea de artigos de profissionais de diferentes campos científicos e especialidades como Biologia, Genética e Fonoaudiologia.

Em suas páginas são apresentadas ao leitor experiências importantes e esforços realizados no Brasil, nas últimas décadas, na inserção e na adaptação de pessoas com deficiência e doenças raras aos sistemas de saúde e de gestão.

O livro descreve também as intervenções dos profissionais da Genética Médica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio dos agentes e médicos comunitários, além das experiências do projeto Genética do Sertão, em Monte Santo na Bahia.

Daniela Koeller Rodrigues Vieira possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Saúde da Mulher e da Criança pela Fundação Oswaldo Cruz (2008).

Atualmente é médica pediatra da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis e médica pediatra do Ministério da Saúde. Atuou como médica cedida ao Departamento de Genética do IFF/FIOCRUZ de 2012 a 2018. Em 2019 atua no Ambulatório de Pediatria do Instituto Fernandes Figueira no Projeto de Cuidado Compartilhado.

Tem experiência na área de medicina, com ênfase em pediatria e atuação e pesquisa na área da pessoa com deficiência, doenças raras e atenção primária. Pós-doutorado na área da Genética Médica Populacional iniciado no ano de 2009.

Saiba mais: https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/servico/livro/cuidado-a-pessoas-com-deficiencia-e-doencas-raras