Estágio no SIAT/BA, Serviço de Genética Médica, exclusivo para acadêmicos da UFBA!
Inscrições abertas de 20/06/2016 até 11/07/2016 18h
Público alvo: Acadêmicos da UFBA nas áreas de medicina, farmácia, biologia e enfermagem.
Enviar currículo e histórico escolar para email: siat@ufba.br
Vagas limitadas!
Veja programa e processo seletivo!
PROGRAMA DE ESTÁGIO
SISTEMA DE INFORMAÇÃO SOBRE AGENTES TERATOGÊNICOS – SIAT/BA - UFBA
1 – HISTÓRICO
O Sistema de Informações sobre Agentes Teratogênicos (SIAT-BA) é um serviço gratuito que fornece informações atualizadas a médicos, profissionais da área de saúde, pesquisadores e a comunidade em geral sobre os riscos relacionados às exposições a medicamentos e de outros agentes químicos, físicos ou biológicos, potencialmente teratogênicos, ou seja, capazes de causar malformação ao feto durante a gestação. Um serviço exclusivamente informativo e sigiloso.
O SIAT/BA foi fundado em 2001, no Serviço de Genética Médica do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia pelas médicas geneticistas Angelina Acosta, atualmente chefe do serviço, Maria Betânia Toralles e a médica neurologista Emília Katiassu, sendo hoje, coordenado pelo farmacêutico bioquímico Gildásio Carvalho.
É composto por uma equipe de profissionais, médico, farmacêutico, bioquímico, enfermeiro, biólogo, e acadêmicos treinados oriundos das diversas áreas aqui mencionadas.
Serviços similares já operam há vários anos na Europa e na América do Norte. No Brasil, foi fundado em 1990 em Porto Alegre como a primeira iniciativa nessa área na América Latina. Atualmente o SIAT atua também em Juazeiro do Norte - CE, totalizando apenas três serviços no Brasil.
2 - OBJETIVOS DO SIAT
Ø Prevenção de defeitos congênitos na comunidade em geral devido a exposições ambientais;
Ø Aprofundamento do conhecimento em teratogênese;
Ø Proteção às gestantes;
Ø Desenvolvimento de pesquisas na área de teratogênese e ecogenética.
2.1 - OBJETIVOS DO ESTÁGIO
Capacitar acadêmicos e profissionais, nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, biologia e áreas a fins, no conhecimento do diagnóstico e prevenção de defeitos congênitos, além de capacitação e iniciação em projeto de pesquisa.
Obs.: Os acadêmicos estagiários serão envolvidos em atividades de pesquisa, ensino e extensão.
A concessão de bolsa depende da disponibilidade do recurso e processo seletivo interno. Estágio é voluntário.
3 - CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO
Será selecionado o acadêmico das áreas de medicina, enfermagem, farmácia bioquímica e nutrição, de até 7 º semestre, que melhor atender às necessidades do serviço, mediante avaliação de histórico escolar, currículo e entrevista.
O candidato deverá ter noções básicas de inglês, além de domínio em informática e pesquisas na internet.
O candidato deverá ter tempo disponível para plantão de 2 a 4 horas (a combinar) por semana no serviço, que deverá ser distribuídos em plantão de observação no ambulatório do serviço de medicina fetal, que funciona na Maternidade Climério de Oliveira, e deve também comparecer as reuniões semanais por duas horas, totalizando 4 a 6 horas semanais.
O candidato deverá ter cursado as disciplinas que ajudem ao bom entendimento de genética pediatria.
Será selecionado o acadêmico que mais atender às necessidades do serviço, decido pelo coordenador de acordo com o escrito anteriormente.
4 - PRAZOS
O estágio será de no mínimo seis meses a um ano e no máximo dois anos. O acadêmico deve informar ao serviço no prazo mínimo de trinta dias da sua desistência, caso contrário não terá direito ao certificado, nem atestado ou documento similar.
Estágios com o período menor que 12 meses só terá direito a atestado/declaração. Apenas estágio com período acima de um ano, terão direito a certificado, desde que apresentem concluídos os trabalhos que foram atribuídos (relatório, escrita de artigos, etc...)
5. RESPONSABILIDADES DO ESTAGIÁRIO
O acadêmico estagiário deverá ser:
ü Assíduo nos plantões;
ü Apresentar relatório semestral à coordenação;
ü Comparecer aos eventos importantes do serviço ou que a ele for solicitada a presença;
ü Participação em feiras de saúde, postos de saúde, maternidades, trabalho em campo para divulgação do serviço e atuação na prevenção de defeitos congênitos;
ü Atender e responder às consultas solicitadas pelos consulentes;
ü Elaboração de laudos;
ü Apresentação obrigatória semanal (alternados) de seminário (artigos científicos).
ü Inscrever no serviço de recursos humanos do Complexo Hospitalar Prof. Edgard Santos e arcar com o custo dessa inscrição.
5 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O acadêmico estagiário deverá receber noções básicas de genética em geral, além de teratogenia;
Treinamento em apresentação de seminário, palestra em campo;
Treinamento de elaboração de laudos;
Treinamento de como realizar consulta no SIAT;
Treinamento de elaboração de artigo científico.
Acompanhamento de observação de pacientes em segmento no ambulatório de genética geral.
6 - ANÁLISE DE DESEMPENHO
Após conclusão do estágio, o acadêmico deverá apresentar um relatório finaldas atividades desenvolvidas no serviço durante o período de estágio e artigo científico para publicação. Condição para emissão do certificado.
Acadêmico que tiver duas faltas consecutivas em qualquer atividade de estágio sem justificativa via e-mail ou telefone, será desligado automaticamente do estágio.
7 - CERTIFICAÇÃO
O certificado será fornecido pelo serviço de recursos humanos do COM-HUPES, com assinatura da chefia do serviço e coordenação do SIAT/BA, mediante apresentação dos relatórios e/ou conclusão de trabalho científico.
Salvador, abril de 2014
Coordenação SIAT/BA
Formulário para Estágio, (preencha e envie para o e-mail acima junto com o currículo e histórico escolar)