Segundo o Ministério da saúde, até o dia 2 de julho deste ano, no Brasil, já foram confirmados 1.656 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivo de infecção congênita em todo o país.
Outros 3.130 casos suspeitos de microcefalia em todo país permanecem em investigação.
Na II Jornada Científica do SIAT/BA, será abordado o tema por especialistas de reconhecimento nacional e internacional.
MESA REDONDA SÍNDROME DA ZIKA CONGÊNITA
Tema: Infecções congênitas e suas implicações na gestação
Palestrante: Maria Teresa Sanseverino – Rio Grande do Sul
Médica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Atualmente é médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e docente permanente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: SIAT, Erro Inato do Metabolismo, Gestação, DPN e Misoprostol.
Tema: Síndrome da Zika congênita: Aspectos clínicos e epidemiológicos
Palestrante: Lavínia Schuller-Faccini – Rio Grande do Sul
Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com experiência na área de Genética Medica Populacional e em Teratogênese. Coordena o Sistema Nacional de Informação sobre Teratógenos com sede em Porto Alegre. Presidente da Rede Latino-Americana de Genética Humana (RELAGH).
Tema: Diagnóstico pré-natal: Aspectos ultrassonográficos na síndrome da Zika congênita
Palestrante: Manoel Sarno – Bahia
Médico ginecologista e obstetra, doutorado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Atualmente é professor adjunto de obstetrícia da Universidade Federal da Bahia. Membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia, com título de especialista em Diagnóstico por Imagem, atuação exclusiva em ultrassonografia geral e especialista em medicina fetal e ginecologia e obstetrícia pela Febrasgo. Supervisiona o Programa de Residência Médica em Ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia da UFBA.
Coordena o internato de obstetrícia da UFBA e o ambulatório de medicina fetal da Maternidade Climério de Oliveira da UFBA.
Sócio-diretor da Caliper Escola de Imagem e responsável pelo Curso de Aperfeiçoamento em Ultrassonografia Geral e pela Pós-graduação lato sensu de ultrassonografia geral e em ginecologia e obstetrícia da Caliper Escola de Imagem. Sócio-diretor do Instituto de Radiodiagnóstico da Bahia (IRBA) e Responsável técnico da Aloimune Imunologia da Reprodução.
Tema: Achados neurológicos na Zika congênita
Palestrante: Ana Van Der Linden - Pernambuco
Médica neurologista infantil pela Universidade Federal de Pernambuco. Umas das primeiras neurologistas a diagnosticar os casos de microcefalia no estado de Pernambuco.
Tema: Investigação laboratorial na síndrome da Zika congênita
Palestrante: Maria Laura Jorge Froede – Minas Gerais
Médica pela Universidade Federal de Minas Gerais, residência em patologia clínica pela HC/UFMG. Gerente do pós-analítico do Instituto Hermes Pardini em Belo Horizonte.
Faça logo sua inscrição e garanta sua participação.
Vagas limitadas!