Exposição à poluição do ar duplica risco de autismo em crianças

Pesquisa sugere que exposição à poluição do ar no útero e no primeiro ano de vida pode ter efeitos neurológicos duradouros

Viver perto de uma rua movimentada pode dobrar o risco de autismo infantil, de acordo com cientistas da University of Southern California, nos EUA.
A pesquisa sugere que a exposição à poluição do ar no útero ou durante o primeiro ano de vida foi associada a um aumento dramático nas chances de uma criança ter o transtorno.
Os resultados foram publicados na revista Archives of General Psychiatry.
A equipe analisou dados de 279 crianças afetadas pelo autismo e os comparou com 245 crianças sem autismo pareadas por idade.
Registros de poluição do ar da Environmental Protection Agency dos EUA foram usados para estimar a exposição ao dióxido de azoto e pequenas partículas de fuligem, ambos produzidos de escapamentos de veículos a motor, no endereço das mães.
"Este trabalho tem amplas implicações na saúde pública. Sabemos há muito tempo que a poluição do ar é ruim para os pulmões e, especialmente, para as crianças. Estamos começando a entender como a poluição do ar pode afetar também o cérebro", afirma a pesquisadora Heather Volk.
Volk e sua equipe avaliaram uma série de fatores, incluindo a distância em que as pessoas viviam longe das estradas, os níveis de tráfego, fatores meteorológicos, como direção do vento, e informações dos monitores de qualidade do ar.
Eles estavam especialmente preocupados com a exposição a pequenas e finas partículas de poluição produzidas por motores a diesel conhecidas como PM10 e PM2.5.
Os resultados mostraram que crianças que vivem em casas com maior exposição à poluição do tráfego tinham três vezes mais chances de ter autismo do que aquelas com menos exposição.
A equipe encontrou ainda um aumento de duas vezes no risco de autismo entre crianças expostas no útero ou durante o primeiro ano de vida a níveis mais elevados de poluição do ar.
O estudo concluiu que, embora pesquisas adicionais para replicar essas descobertas sejam necessárias, as implicações de saúde pública desses achados são grandes porque a exposição à poluição do ar é comum e pode ter efeitos neurológicos duradouros.

Foto: Stock Photo

Publicação: 27/11/12
Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/32333/geral/exposicao-a-poluicao-do-ar-duplica-risco-de-autismo-em-criancas