Portugueses testam remédio capaz de tratar doenças pulmonares nos fetos

Substância pode ser utilizada para tratar malformações dos pulmões em bebês sem causar efeitos secundários

Pesquisadores da Universidade do Minho, em Portugal, testaram, com sucesso, um medicamento capaz de corrigir malformações relacionadas com o crescimento do pulmão nos fetos.

Estas malformações estão associadas a elevadas taxas de mortalidade em recém-nascidos. A substância, que já foi avaliada em animais, poderá vir a ser administrada em mulheres grávidas cujos fetos apresentam situações semelhantes, com o objetivo de assegurar o crescimento e as funções pulmonares e aumentar a taxa de sobrevivência dos envolvidos, sem efeitos secundários na mãe ou na criança.
Nos seu trabalho, a pesquisadora Cristina Nogueira-Silva mostrou que o remédio PD-123319 pode ser utilizado para o tratamento da hipoplasia pulmonar fetal, ou seja, o subdesenvolvimento deste órgão.
"Isso pode resolver muitos problemas ligados a doenças pulmonares congênitas. Por exemplo, no caso da hérnia diafragmática congênita (HDC), um buraco no diafragma que permite que o conteúdo abdominal chegue à cavidade torácica, os recém-nascidos apresentam dificuldade respiratória grave após o nascimento", explica Nogueira-Silva.
Segundo os pesquisadores, apesar da imensa investigação clínica e variedade de novas soluções terapêuticas, técnicas sofisticadas de ventilação assistida e unidades de cuidados intensivos neonatais, a taxa de mortalidade associada à HDC permanece próxima a 50%.
A equipe conclui que o trabalho de investigação, publicado na revista PLos ONE, apresenta uma nova esperança terapêutica para estes recém-nascidos e suas famílias.
Foto: Cristina Nogueira-Silva, responsável pela pesquisa
Crédito: ECS/UM
Publicação: 21/10/12
Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/31595/geral/portugueses-testam-remedio-capaz-de-tratar-doencas-pulmonares-nos-fetos