Grávidas que dormem de barriga para cima têm mais risco de morte fetal

Período prolongado de costas prejudica fluxo de sangue e aumenta em seis vezes a probabilidade de ter um bebê nascido morto
Mulheres grávidas que dormem com a barriga para cima têm mais risco de natimorto. É o que mostra pesquisa realizada na Austrália.

O estudo de cinco anos descobriu que as mulheres que ficam na posição de costas têm seis vezes mais probabilidade de ter um bebê nascido morto, segundo informações do Daily Mail.
Trabalhos anteriores mostraram que períodos prolongados nesta posição prejudicam o fluxo de sangue para o bebê.
Segundo os pesquisadores, os dados sugerem que escolher uma postura ideal para dormir é melhor para o desenvolvimento do feto.
Para o estudo, a equipe do Sydney's Royal Prince Alfred Hospital, liderada por Adrienne Gordon analisou 295 mulheres de oito hospitais diferentes na Austrália.
Há cerca de 4.000 natimortos todos os anos e 11 crianças nascem mortas todos os dias no Reino Unido, tornando-se 10 vezes mais comum do que a morte súbita.
Em quase metade dos natimortos, a causa direta da morte do bebê não pode ser estabelecida.
Cerca de 10% dos natimortos têm algum tipo de anormalidade e outras possíveis causas incluem problemas com a saúde da mãe ou problemas com a placenta, que permite o fornecimento de sangue da mãe ao bebê.
De acordo com a Stillbirth Foundation Australia, o estudo foi o único que analisou exclusivamente mulheres que tinham mais de 32 semanas de gravidez.
"É nesta fase posterior da gravidez que a maior proporção de natimortos ocorre. Como cerca de 40% dos natimortos após 32 semanas são bebês perfeitamente 'saudáveis' não há explicação médica por que eles morreram", afirmam os pesquisadores.
Além da posição de dormir, fatores de risco para óbito fetal incluíram o quanto o bebê se mexia e o tamanho do feto.
Apesar dos dados, os pesquisadores ressaltam que, dado o pequeno número de mulheres monitoradas neste estudo, seria impossível dizer se os resultados podem fornecer recomendações precisas para as mulheres grávidas sobre dormir de costas durante os últimos períodos da gravidez.
Foto: Science Photo
Publicação: 20/10/12
Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/31593/geral/gravidas-que-dormem-de-barriga-para-cima-tem-mais-risco-de-morte-fetal