Grávida pode:


Usar medicamentos?
 Há muitos medicamentos que já foram estudados e tem uso seguro durante a gestação.  Outros têm uso restrito. Uma consulta com seu médico aliada ao SIAT pode orientar em relação ao uso seguro dos medicamentos em geral, até mesmo os conhecidos naturais ou feitos de plantas. A avaliação tem que ser individual para cada gestanteVeja o uso de alguns medicamentos teratogênicos na coluna "medicamentos teratogênicos".

Ter relações sexuais?
Grávidas podem sim  ter relações sexuais normalmente.

Tomar café?
Importante evitar os excessos. Uso de até três xícaras por dia. Existem estudos que comprovam que o consumo de cafeína moderado não traz riscos ao bebê.

Trabalhar até o último dia da gravidez?
Se a gravidez é saudável, sem complicações e tem autorização médica, a gestante pode trabalhar normalmente até próximo ao parto.

Usar acetona para remover esmaltes da unha?
Segundo os especialistas, o uso de acetona para retirar o esmalte das unhas não traz riscos à gestante e ao bebê. O produto não deve ser inalado.

Dormir com a barriga para baixo?
Se não causar incomodo sim. A partir do 4º mês essa posição fica mais complicada.

Ir a shows e baladas com som alto?
É importante se preocupar com o próprio bem estar e o do bebê. Usar sempre o bom senso. Gravidez não é doença. Na balada, NÃO usar bebida alcoólica.

Manter animais domésticos no convívio?
Animais domésticos, como os cães, não transmitem o parasita responsável pela toxoplasmose. Se a grávida tem gato em caso é importante evitar o contato com as fezes do animal.

Pode usar produtos domésticos de limpeza?
O ideal é usar equipamentos de proteção como luvas, mascaras, por exemplo, e o local deve estar bem ventilado. Não há contra indicações para o uso do produto para a limpeza doméstica. Produtos de uso industrial não são recomendados.

Pintar o cabelo e fazer luzes?
Pode a partir da 12ª semana. Mas é melhor dar preferência a tinturas naturais ou sem amônia. Já luzes, só com água oxigenada.

Andar de avião?
Grávidas podem viajar de avião normalmente até o 8º mês. As empresas de aviação só impedem o embarque de grávidas depois da 34ª semana porque é só a partir deste período que aumenta o risco da gestante entrar em trabalho de parto em pleno vôo.  

Dirigir automóveis?
Não há contra-indicações para que a gestante saudável dirija. No entanto, guiar pode se tornar desconfortável por causa dos enjôos e da dificuldade de encontrar uma posição adequada. E o ideal é evitar a atividade depois do 8º mês.

Tomar banho de mar?
O banho de mar ajuda a relaxar e promove bem estar físico e psíquico às gestantes, portanto, a praia está liberada. Mas nada de exageros. O mergulho deve ser evitado, nenhum ato que gere impacto sobre o ventre.

Consulte o SIAT/BA! 

Fonte: http://www.gravidinha.com.br/2011/02/18/o-que-pode-e-o-que-no-pode-na-gravidez/