Pressão alta durante a gravidez afeta QI dos filhos na idade adulta

Pesquisa sugere que danos nas habilidades de pensamento causados no período pré-natal podem ser para toda a vida

Cientistas da Universidade de Helsinki, na Finlândia, descobriram que a hipertensão arterial materna durante a gravidez pode ter efeito duradouro sobre o quociente de inteligência (QI) dos filhos por toda a vida.
A pesquisa sugere que mesmo a queda de habilidades de pensamento na idade adulta pode ter sido originada durante o período pré-natal, quando a maioria do desenvolvimento da estrutura e função cerebral ocorre.
"A pressão arterial elevada e doenças relacionadas, como a pré-eclâmpsia complicam cerca de 10% de todas as gestações e pode afetar o ambiente do bebê no útero", afirma o autor do estudo Katri Räikönen.
Räikönen e seus colegas analisaram registros médicos de mulheres grávidas que deram a luz 398 homens, entre 1934 e 1944. As habilidades desses homens foram testadas aos 20 anos de idade e depois aos 69 anos.
Os testes mediram habilidades de linguagem, raciocínio matemático e relacionamentos visuais e espaciais.
A análise mostrou que os homens cujas mães tinham pressão alta durante a gravidez marcaram 4,36 pontos a menos em testes de habilidades do pensamento do que os outros, cujas mães não apresentaram pressão elevada.
O mesmo grupo também teve pontuação inferior aos 20 anos e apresentou um declínio maior em suas pontuações ao longo das décadas, em relação aos participantes cujas mães não tiveram problemas com a pressão arterial.
Os pesquisadores também analisaram se o nascimento prematuro poderia afetar esses resultados, mas não encontraram nenhuma mudança.
O estudo foi publicado na revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia.
Publicação: 04/10/12
Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/31257/geral/pressao-alta-durante-a-gravidez-afeta-qi-dos-filhos-na-idade-adulta