Gravidez planejada é gravidez saudável


Engravidar não é tão simples como se imagina. Os especialistas relatam que a possibilidade de um casal engravidar é de aproximadamente 15% a 20% no mês, podendo variar de pessoa para pessoa de acordo com a idade e perfil do casal, por exemplo.
Se você quer engravidar busque, junto com o futuro pai, auxílio do médico ginecologista obstetra.

A melhor coisa para quem quer engravidar é preparar o organismo para o início da gestação. Alguns hábitos devem ser deixados de lado, como por exemplo, fumar, ingerir bebidas alcoólicas, entre outros. Outros devem ser adquiridos, por exemplo, dieta balanceada e exercícios físicos, entre outros.

Na consulta ao médico, exames laboratoriais e uma avaliação clínica criteriosa, certificarão das reais chances de gestar. Alguns exames não podem deixar de ser realizados como, por exemplo, as sorologias para testar a imunidade da mulher contra rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus, testar a dosagem de glicose, exame sumário de urina, teste de Papanicolau e ultrassonografia da região pélvica.

O casal deve realizar hemograma, sorologias para as hepatites virais, sífilis, HIV e tipagem sanguínea. O homem deve realizar um espermograma. As mulheres devem fazer uso da vitamina ácido fólico três meses antes da gestação, para que se diminua o risco de malformação do sistema nervoso central do bebê. O médico indicará o momento certo de parar o uso.

Os especialistas preconizam que no período da ovulação, o casal mantenha as relações sexuais no mínimo dia sim e dia não. Variar as posições do ato sexual para que as chances de gestar aumentem, também são recomendadas.

Seguindo as orientações do especialista aliado a consulta ao Serviço de Informação sobre Agentes Teratogênicos (SIAT) sua gestação certamente será segura.

Planejar é a melhor opção!

SIAT/BA