De 12 a 16 de junho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no Hotel São Rafael Plaza (foto), aconteceu o XXIV Congresso Brasileiro de Genética Médica, onde estiveram presentes diversos nomes de importância nacional e internacional, como por exemplo, o professor Dr. Edward Riley dos EUA, que tem vários trabalhos publicados sobre Síndrome Fetal Alcoólica, a professora Dra. Lavínia Shüller-Faccini, presidente do evento e a professora Dra. Maria Teresa Sanseverino, a vice-presidente.
O SIAT/BA marcou presença no evento com a professora Dra. Angelina Acosta, chefe do Serviço de Genética Médica (SGM), a professora Dra Maria Betânia Toralles, médica geneticista do SGM, professor Gildásio Carvalho, coordenador do Serviço de Informação sobre Agentes Teratogênicos – Bahia (SIAT/BA) e a acadêmica em enfermagem e estagiária do SIAT/BA, Flávia Marília Oliveira.
O evento foi de extrema importância, não só para formação de cada participante, mas também para incrementar o Serviço de Genética na Bahia, como por exemplo, em breve, a implantação de aCGH (Array - Hybridization Genômic Comparative) que é uma citogenética avançada que analisa as amplificações e deleções específicas do genoma, muito útil no diagnóstico de doenças genéticas raras, oferecendo diversas vantagens sobre as técnicas tradicionais, pois tem o poder de resolução muito alto, da ordem de 1MB.
Outro momento importante foi o encontro da equipe SIAT/BA, SIAT/POA e o professor Dr. Edward Riley, onde possíveis trabalhos de pesquisas sobre a Síndrome Fetal Alcoólica, em parceria entre o Brasil e os Estados Unidos, poderão surgir. Em especial, com a população da Bahia, um estado tão miscigenado e com características tão peculiares e que pode ser exploradas no ponto de vista científico.
Em fim, o evento de altissimo nível, abordou os temais mais atuais da genética médica no mundo, contribuindo bastante para atualização e formação profissional de cada participante.
Publicação:17/06/12
Equipe SIAT/BA