Vitamina C reduz efeitos do tabagismo materno sobre a saúde pulmonar do feto

Tratamento simples, seguro e barato diminui impacto que o fumo durante a gestação causa na função respiratória das crianças
Mulheres que são incapazes de parar de fumar durante a gravidez podem melhorar a função pulmonar de seus bebês ingerindo vitamina C diariamente, de acordo com pesquisadores dos Estados Unidos.
O estudo revela que a vitamina pode alterar as origens fetais de doenças respiratórias, bloqueando alguns dos efeitos do fumo no desenvolvimento pulmonar.
"Fumar durante a gravidez é conhecido por afetar negativamente o desenvolvimento pulmonar do bebê, reduzindo a função pulmonar ao longo da vida e aumentando o risco de asma. Nós descobrimos que os bebês nascidos de grávidas fumantes que tomaram 500 miligramas de vitamina C diariamente durante a gravidez tinha melhores testes de função pulmonar cerca de 48 horas após o parto", afirma a pesquisadora Cindy McEvoy, da Oregon Health & Science University.
Para esta pesquisa, McEvoy e seus colegas distribuíram aleatoriamente 159 mulheres grávidas incapazes de parar de fumar, para receberem vitamina C ou placebo diariamente, começando antes de 22 semanas de gestação até o parto. Um grupo de mulheres grávidas não fumantes também foi estudado como referência.
Os pesquisadores mediram a função pulmonar em recém-nascidos cerca de 48 horas após o parto e descobriram que os recém-nascidos de mulheres fumantes que receberam suplementação de vitamina C tinham melhorado significativamente a função pulmonar em comparação aos bebês nascidos de mulheres fumantes que receberam um placebo.
Além disso, os cientistas descobriram que uma variante genética específica que foi mostrada por aumentar o risco de câncer em fumantes e está associada tanto com a capacidade reduzida para parar de fumar e uma alta probabilidade de reincidência, também parecia intensificar os efeitos nocivos do tabagismo materno sobre os pulmões dos bebês.
"Conseguir fazer com que as mulheres deixem de fumar durante a gravidez tem que ser uma prioridade, mas este estudo fornece uma maneira de potencialmente ajudar os recém-nascidos de 50% das mulheres que não conseguem parar de fumar durante a gravidez. A suplementação de vitamina C pode bloquear alguns dos efeitos in utero do tabagismo no desenvolvimento pulmonar fetal", observa McEvoy.
Segundo os pesquisadores, as descobertas são importantes porque os melhores testes de pulmão no nascimento estão associados com menos chiado e asma na infância.
"A vitamina C é um tratamento simples, seguro e barato que pode diminuir o impacto do tabagismo durante a gestação sobre a saúde respiratória das crianças", conclui McEvoy.
Publicação: 31/05/12
Fonte: Isaúde.net