Descobertos benefícios inesperados de vacina contra gripe H1N1 durante gravidez

Estudo canadense associa vacina com risco reduzido de natimorto, parto prematuro e bebês pequenos para a idade gestacional

Vacina contra a gripe durante a gravidez oferece benefícios inesperados para o bebê. É o que aponta estudo de base populacional realizado por pesquisadores do Canadá. A investigação mostrou que a vacinação contra H1N1 durante a pandemia foi associada com risco significativamente reduzido de natimorto, parto prematuro e nascimento de bebês pequenos em relação à idade gestacional.

Pesquisadores do Ottawa Hospital Research Institute (OHRI), do CHEO Research Institute e da University of Ottawa (uOttawa) utilizaram o banco de dados de Ontário relacionados aos nascimento ocorridos na localidade (BORN - the Better Outcomes Registry & Network). A equipe analisou dados referentes a 55.570 filhos únicos nascidos durante a pandemia de H1N1 ocorrida em 2009. O artigo resultante, "H1N1 Influenza Vaccination during Pregnancy and Fetal and Neonatal Outcomes", foi recentemente publicado pelo American Journal of Public Health.
O estudo mostra que, em comparação com as mulheres grávidas que não foram imunizadas, as mães que receberam a vacina foram:

- 34% menos propensas a terem um natimorto,

- 28% menos propensas a darema luz antes de 32 semanas de gestação, e

- 19% menos propensas a darem à luz a crianças pequenas para sua idade gestacional.

O estudo também não encontrou nenhum aumento em resultados adversos para as mães vacinadas contra H1N1 e seus bebês durantes as semanas que precederam e que se sucederam ao parto, período conhecido como perinatal.
De todos os nascimentos de filho único registrados de novembro de 2009 à abril de 2010, 42% das mulheres receberam a vacina H1N1, o que tornam os resultados robustos.
Publicação: 25/05/12