Sensibilidade materna ao glúten torna filhos mais propensos à esquizofrenia

Filhos de mães com desordem inflamatória têm duas vezes mais risco de desenvolver transtorno na vida adulta
Bebês nascidos de mulheres com sensibilidade ao glúten parecem estar em maior risco de desenvolver esquizofrenia e outros transtornos psiquiátricos mais tarde na vida, de acordo com pesquisa realizada no Karolinska Institutet, na Suécia.

Pesquisa sugere que filhos de mães com níveis anormalmente elevados de anticorpos anti-glúten tiveram duas vezes mais risco de desenvolver transtornos na idade adulta.
Infecções maternas e outras desordens inflamatórias durante a gravidez têm sido ligadas a um maior risco de esquizofrenia nos filhos. No entanto, o estudo atual, a ser publicado no American Journal of Psychiatry, é o primeiro a apontar para a sensibilidade materna ao alimento como uma possível causa para o desenvolvimento de tais distúrbios mais tarde na vida.
"Estilo de vida e os genes não são os únicos fatores que moldam o risco de desenvolver uma determinada doença. Fatores durante a gravidez e logo após o nascimento também podem estar envolvidos na pré-programação de nossa saúde na vida adulta. Entretanto, isso não significa que a sensibilidade a certos alimentos irá causar esquizofrenia", afirma o líder da pesquisa Håkan Karlsson.
As conclusões da equipe são baseadas em uma avaliação de 764 registros de nascimento e amostras de sangue de recém-nascidos suecos nascidos entre 1975 e 1985. Entre essas crianças, 211 desenvolveram psicoses não-afetivas, tais como a esquizofrenia e transtornos delirantes.
Utilizando amostras de sangue neonatais armazenadas, os investigadores mediram os níveis de anticorpos IgG, marcadores de reação do sistema imune, desencadeados pela presença da proteína do leite de vaca, chamada caseína e de outra proteína chamada gliadina.
Gliadina é um componente do glúten, que por sua vez pode ser encontrado no trigo, cevada e centeio. Como os anticorpos de uma mãe atravessam a placenta durante a gravidez para conferir imunidade ao bebe, níveis elevados de IgG nos recém-nascidos indicam uma resposta imune às proteínas na mãe.
Os resultados do estudo mostram que as crianças nascidas de mães com níveis anormalmente elevados de anticorpos anti-gliadina tiveram quase o dobro do risco de desenvolver psicose mais tarde na vida.
O risco para a psicose não foi maior entre aqueles com níveis elevados de anticorpos para a caseína. A associação persistiu mesmo depois que os pesquisadores analisaram outros fatores que aumentam o risco de esquizofrenia, tais como idade materna, idade gestacional, nascimento por cesariana e peso ao nascer.
"Há estudos no passado que mostram que pessoas diagnosticadas com esquizofrenia sofrem, com mais frequência, de várias formas de respostas imunes ao glúten. Vamos agora realizar estudos de acompanhamento para esclarecer como essa substância ou a sensibilidade a ela aumenta o risco de esquizofrenia", conclui Karlsson.

Publicação: 11/05/12
Fonte: Isaúde.net