Teste rápido é capaz de identificar sinais de autismo em bebês

Avaliação pode ser feita em cinco minutos pelos próprios pais da criança na sala de espera do pediatra
Estudo demonstra a viabilidade e eficácia da realização de triagem sistemática para detectar autismo em bebês de até dois anos de idade.

Um formulário que leva cinco minutos para ser preenchido - o que pode ser feito pelos pais na sala de espera do pediatra - pode ajudar no diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista (ASD). É o que aponta estudo que também fornece um modelo para o desenvolvimento de uma rede de pediatras que adotem esta mudança para sua prática.
"Além desta prova de conceito interessante, programa de triagem como este iria responder mais cedo às preocupações dos pais sobre possíveis sintomas de ASD em seu filho e com mais confiança do que jamais foi feito antes", observou Thomas R. Insel, MD, diretor do Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH), parte do NIH.
A identificação do autismo em idade precoce permite que as crianças iniciem o tratamento mais cedo, que pode melhorar significativamente o seu desenvolvimento e a sua aprendizagem posteriores. No entanto, muitos estudos mostram um atraso significativo entre o momento em que os pais reportam pela primeira vez suas preocupações sobre o comportamento da criança e o momento do eventual diagnóstico de ASD, sendo que algumas crianças não recebem o diagnóstico até bem depois que começam a escola.
Reconhecendo a necessidade de melhorar a triagem precoce de ASD, Karen Pierce, Ph.D., da Universidade da Califórnia em San Diego, e seus colegas estabeleceram uma rede de 137 pediatras no Condado de San Diego. Na sequência de um seminário de uma hora de ensino, os pediatras examinaram todas as crianças em seu um ano, fazendo o check-up usando a lista Communication and Symbolic Behavior Scales Developmental Profile Infant-Toddler Checklist, um breve questionário que detecta ASD, atraso de linguagem, e atraso no desenvolvimento. O questionário pergunta aos cuidadores sobre o uso que a criança faz do olhar fixo, dos sons, das palavras, dos gestos, dos objetos e outras formas de comunicação apropriadas à idade. Qualquer criança que falhasse no exame era encaminhada para mais testes e era reavaliada a cada seis meses até atingir 3 anos de idade.

Resultados dos testes
Dos 10.479 recém-nascidos testados, 32 foram identificados como tendo ASD. Após a exclusão de casos de início tardio e os de regressão, é coerente com as taxas atuais que seriam esperadas em 12 meses, de acordo com os pesquisadores. Quando incluía-se aquelas identificadas como tendo atraso de linguagem, atraso no desenvolvimento, ou alguma outra forma de atraso, o teste forneceu um diagnóstico correto em 75% do tempo.
Após o exame, todas as crianças diagnosticadas com autismo ou retardo de desenvolvimento e 89% daqueles com atraso de linguagem foram encaminhados para terapia comportamental. Em média, essas crianças foram encaminhados para tratamento da idade em torno de 17 meses. Para comparação, um estudo de 2009, utilizando dados do Centers for Disease Control and Prevention constatou que, em média, as crianças recebem atualmente um diagnóstico de ASD quando tem cerca de 5,7 anos (68,4 meses) de idade, com o início tratamento algum tempo depois.
Além de monitorar os resultados de crianças, os pesquisadores também examinaram os pediatras participantes. Antes do estudo, poucos deles tinham examinado bebês sistematicamente para detectar ASD. Após o estudo, 96% dos entrevistados classificaram o programa de forma positiva, e continuaram usando a ferramenta de seleção em 100% das práticas.
"No contexto de uma falta quase total de exame universal aos 12 meses, este programa poderia ser adotado por qualquer escritório de pediatria, praticamente a custo zero, e pode auxiliar na identificação de crianças com atrasos de desenvolvimento verdadeiro," disse o Dr. Pierce.
Os pesquisadores observaram que estudos futuros devem procurar validar e refinar ainda mais essa ferramenta de triagem, acompanhar as crianças até uma idade muito mais avançada, e avaliar os obstáculos ao acompanhamento do tratamento.
Publicação: 28/04/12