Autoridade dos EUA alerta para presença de produtos tóxicos em esmaltes de unha

Relatório mostra que artigos contêm altos níveis dos químicos tolueno e DBP, que tem sido associados a defeitos congênitos e asma

O Departamento de Controle de Substâncias Tóxicas da Califórnia (DTSC), nos Estados Unidos, divulgou um estudo que revela que muitos produtos cosméticos usados no cuidado das unhas contêm substâncias químicas tóxicas.
O relatório mostra que alguns esmaltes de unhas apresentam altos níveis de tolueno e DBP. A exposição crônica ou prolongada a estes químicos tem sido associada com defeitos congênitos, asma e outras condições crônicas de saúde.
"Milhares de mulheres compram certas marcas de esmaltes particulares acreditando que eles são seguros. Nosso estudo mostra que há uma falha no rótulo de alguns produtos que não expõem corretamente o que está presente nos produtos. Estas substâncias químicas estão presentes, por vezes, em quantidades elevadas. Este é um padrão preocupante que queremos destacar e trabalhar para resolver", afirma a Diretora do DTSC Debbie Raphael.
O Departamento avaliou 25 amostras de produtos para unhas de seis localidades da região da Califórnia. Doze produtos mostraram ser livres de pelo menos um "trio-tóxico" químico composto por formaldeído, tolueno e dibutil ftalato (DPB). No entanto, 10 dos 12 produtos continham tolueno, e quatro continham DPB.
"Estamos alarmados com os resultados deste relatório. Este é um sinal claro de que fabricantes de cosméticos precisam ser responsabilizados por suas ações. A má rotulagem dos produtos não é apenas um problema de saúde pública, mas também interfere com o direito do trabalhador a um ambiente de trabalho seguro e saudável", afirma a fundadora do California Healthy Nail Salon Collaborative Julia Liou.
"As mulheres querem fazer escolhas informadas, por isso, é preocupante ver que os fabricantes estão deturpando seus produtos com alegações falsas de rotulagem. Obviamente, é possível fazer esmaltes sem estas toxinas, e é isso que todas as empresas deveriam estar fazendo", observa a diretora nacional da Campanha para Cosméticos Seguros Lisa Archer.
O DTSC já estipulou uma nova regulamentação da segurança dos cosméticos prevista para entrar em vigor ainda em 2012. A regulamentação é um esforço para levar os fabricantes de produtos selecionados a analisar alternativas para ingredientes tóxicos presentes em seus produtos. DTSC visa começar com um pequeno número de produtos de consumo e promover uma maior mudança no mercado para produtos menos tóxicos.
Veja mais detalhes sobre esta pesquisa (em inglês).
Foto: DTSC - Coletiva de impresan dada pelo California Department of Toxic Substances Control sobre o uso de esmaltes
Publicação: 16/04/12