Mudanças na expressão genética explicam pressão alta na gravidez

Resultados podem levar a melhores tratamentos para condição que bloqueia o fluxo sanguíneo e leva à falência de órgãos

Cientistas da Virginia Commonwealth University School of Medicine, nos Estados Unidos, descobriram que mudanças na expressão genética de uma enzima chave podem contribuir para a pressão arterial elevada durante a gravidez.
Os resultados vão levar a melhores abordagens de tratamento para a pré-eclampsia, que pode bloquear o fluxo sanguíneo para os órgãos internos de uma mulher grávida e levar à falência de órgãos.
Em um estudo publicado no jornal Hypertension, a equipe informou que a enzima inflamatória sintase de tromboxano é elevada nos vasos sanguíneos em gestantes com pré-eclampsia.
O gene para sintase de tromboxano codifica esta enzima, que está envolvida em vários processos, incluindo doença cardiovascular e acidente vascular cerebral. Esta enzima resulta na síntese de tromboxano, o que aumenta a pressão sanguínea e provoca a formação de coágulos sanguíneos.
"O presente trabalho é único porque abre um novo conceito sobre a causa e as consequências da pré-eclampsia relativa à epigenética. É o primeiro estudo a mostrar que as alterações epigenéticas nos vasos sanguíneos da mãe estão relacionadas à pré-eclampsia", afirma o pesquisador Scott W. Walsh.
De acordo com Walsh, um dos principais mecanismos epigenéticos é a metilação do DNA, que controla a expressão de genes. O aumento desta enzima nos vasos sanguíneos está relacionado com uma redução na metilação do DNA e à infiltração de neutrófilos nos vasos sanguíneos. Os neutrófilos são as células brancas do sangue que normalmente ajudam a combater as infecções.
A equipe espera que, no futuro, alguns tratamentos potenciais para a pré-eclampsia possam incluir a inibição da síntese de tromboxano, o bloqueio dos receptores de tromboxano ou a suplementação dietética com ácido fólico, que podem aumentar a metilação para proteger contra alterações adversas no DNA que afetam a expressão da enzima sintase de tromboxano.
Veja mais detalhes sobre esta pesquisa (em inglês).
Publicação: 13/04/12
Fonte: Isaúde.net