Taxa de nascimento de gêmeos nos EUA cresce 76,6% em 30 anos

Maternidade em idade mais avançada aumenta em 33% as chances de uma mulher ter gêmeos, já os tratamentos de fertilidade 66%
O crescente número de mulheres tendo filhos em idades mais avançadas e a crescente disponibilidade de terapias de fertilidade elevou a taxa de nascimento de gêmeos. Em 2009, nos Estados Unidos, para cada 30 bebês nascidos um era gêmeo, em 1980 a proporção era de 1 para 53.

A descoberta feita pela pesquisadora Barbara Luke da Michigan State University têm importantes implicações para a saúde das mães, incluindo maior morbidade, além de maior risco de mortalidade e custos mais elevados de saúde.
"Antes de 1980, a incidência de nascimentos gêmeos dos EUA era estável em cerca de 2% de todos os nascimentos, mas aumentou dramaticamente nas últimas três décadas", diz Barbara, observando que o nascimento de gêmeos é mais significativo entre mulheres acima de 30 anos. Segundo a pesquisadora, a maternidade em idade mais avançada aumenta em cerca de um terço as chances de uma mulher ter gêmeos, já os tratamentos de fertilidade em aproximadamente dois terços.
Terapias que aumentam a fertilidade incluem ambas as tecnologias de reprodução assistida e os medicamentos de estimulação de ovulação. Cerca de 12% das mulheres dos Estados Unidos foram submetidas à terapias de fertilidade."
Estudos também observaram aumento no número de nascimentos de trigêmios. Em 2009, a proporção era de 1 para cada 651 partos, contra um para cada 2.702 partos em 1980.
Estudos anteriores mostram que mulheres que utilizam tratamentos de fertilidade experimentam resultados de saúde mais adversos do que os registrados com a concepção espontânea
Publicação: 03/04/12