Exposição à metanfetamina na gravidez causa problema comportamental na infância

Uso da substância foi associado com um risco maior de reatividade emocional, ansiedade e depressão entre os 3 e 5 anos

Crianças cujas mães usaram metanfetamina durante a gravidez têm um risco maior de sofrer de problemas comportamentais como depressão ou ansiedade, de acordo com pesquisadores da Brown University, nos Estados Unidos.
A exposição à droga estimulante foi associada com um risco maior de reatividade emocional, ansiedade e depressão em idades entre 3 e 5 anos.
Para o trabalho, a equipe utilizou dados de um estudo nacional dos EUA que analisou a exposição pré-natal à metanfetamina em várias partes do país.
Os pesquisadores compararam 166 crianças que haviam sido expostas à metanfetamina no útero com 164 que não passaram por nenhuma exposição na idade de 3 e 5 anos.
Os resultados mostraram que as crianças expostas tinham um risco maior de desenvolver alguns problemas de comportamento.
A exposição à metanfetamina foi associada com um risco maior de reatividade emocional, ansiedade e depressão em idades entre 3 e 5 anos. Problemas de externalização e Transtorno de déficit de atenção foram consideravelmente maiores aos 5 anos de idade entre as crianças expostas, em comparação ao grupo controle.
"A capacidade de identificar síndromes comportamentais específicas nas crianças tão cedo quanto na idade pré-escolar poderia levar ao desenvolvimento de programas de intervenção preventiva", observa a pesquisadora Linda Lagasse.
Os autores acrescentam que, se as intervenções foram aplicadas cedo o suficiente, a criança provavelmente terá um risco significativamente menor de delinqüência e psicopatologia mais tarde na vida.
As mulheres são mais propensas a usar metanfetaminas que os homens. O uso da droga estimulante é mais difundido em todo o mundo que o uso total combinado de opiáceos mais cocaína.
Publicação: 22/03/12