Exposição a produto químico comum afeta funções reprodutivas femininas

Resultados sugerem que bisfenol A altera a estrutura do útero podendo levar a uma infecção potencialmente fatal

Além de afetar o cérebro, o coração e o sistema nervoso o bisfenol A (BPA) pode influenciar também a capacidade de reprodução dos mamíferos, de acordo com pesquisadores dos Estados Unidos.
A pesquisa descrita no Journal of Reproductive Toxicology revela que o produto químico altera a estrutura do útero podendo causar uma infecção potencialmente fatal.
Infecção e inflamação do útero, ou piometra, é mais comumente vista em animais como cães e gatos, mas também pode afetar os seres humanos. É um resultado de alterações hormonais e estruturais no revestimento do útero e pode ser fatal se não for tratada.
"Esta condição pode ser causada pela exposição crônica aos estrogênios, no entanto, não se sabe se desreguladores endócrinos do estrogênio, como o bisfenol A, podem causar piometra. Queríamos ver se as exposições dietéticas ao BPA induziram a condição em modelos animais com sensibilidade diferente ao estrogênio", afirma o investigador principal da pesquisa, Scott Belcher, da University of Cincinnati.
Os pesquisadores expuseram os modelos a diferentes doses alimentares de BPA ou 17a-etinil estradiol (EE), um estrogênio esteróide semi-sintético, na dieta. O grupo controle não recebeu nenhuma dose de BPA ou EE.
"Usando duas linhagens diferentes de modelos de ratos, a equipe monitorou para ver quais doses de desreguladores endócrinos afetaram quais classes de animais.
Em uma cepa comumente usada de ratos, C57BL/6, a piometra ocorreu com 15 microgramas por dia de EE e 33 microgramas de BPA. Nessa concentração de BPA, os números de células imunitárias no útero nesses ratos foram cinco vezes maiores em comparação com animais do grupo controle.
Em uma estirpe diferente de rato, a CD1, para ocorrer um aumento semelhante nos números de células imunes, eles notaram que era necessário uma exposição 100 vezes maior.
"Estes resultados sugerem que o BPA aumenta a resposta imunológica do útero e que a resposta elevada na linhagem C57BL / 6 está relacionada ao aumento da susceptibilidade à piometra", afirmam os pesquisadores.
A equipe acredita que o estudo pode ajudar a entender os mecanismos responsáveis pelo impacto do estrogênio e de produtos químicos desreguladores endócrinos do estrogênio sobre a reprodução e também a imunidade.
Estudos futuros utilizando a cepa C57BL / 6 poderiam servir como um modelo útil para a identificação de subpopulações sensíveis em risco de desenvolver distúrbios imunológicos relacionados à exposição a produtos como o BPA.
Publicação: 21/03/12