Ministério firma convênio com CEF que beneficia gestantes da Rede Cegonha

Ministro da Saúde e presidente da Caixa Econômica assinam contrato que prevê criação de auxílio deslocamento

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda, assinam nesta quinta-feira (8), um contrato para o pagamento do auxílio deslocamento às gestantes da estratégia Rede Cegonha. A iniciativa é em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na mesma, Ministério da Saúde fará homenagens a instituições que se destacaram em trabalhos na área de saúde da mulher e com mulheres em situação de violência.
As mulheres que fazem pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS) dispõem atualmente de 23 exames, sendo que 14 deles foram acrescidos à lista com a implantação da Rede Cegonha, lançada pelo governo federal em 2011. Em 2011, foram realizadas cerca de 20 milhões de consultas pré-natais pelo SUS, o que equivale a alta de 133% em relação aos 8,6 milhões de procedimentos de 2003.
Mesmo com esta cobertura, os cuidados para garantir uma gravidez saudável devem começar antes da fecundação, alerta o Ministério da Saúde durante a semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Exames globais para investigar anemia, problemas de pressão e de tireóide são fundamentais. " Além disso, é preciso investigar as doenças sexualmente transmissíveis. Nesse caso, o parceiro também deve ser examinado" , afirma a coordenadora nacional da Saúde da Mulher, Esther Vilela.
 Publicação: 09/03/12
Fonte: Isaúdenet