Apenas 45% das brasileiras que dão à luz planejam a gravidez

Deste percentual, 49% estão na região Sul e 40% na região Norte. Dados são do Projeto Nascer no Brasil

Os resultados preliminares do Projeto Nascer no Brasil: inquérito sobre parto e nascimento revelam que apenas 45% das mulheres que dão à luz no país planejam de fato a gravidez. Deste percentual, 49% estão na região Sul e 40% na região Norte, sem diferenças entre capital e interior.
Quando perguntadas sobre tentativas de interrupção da gravidez, 2,3% das mulheres responderam que tentaram - a amostra se baseia nas mulheres que tentaram, mas não obtiveram sucesso - sendo 3,7% delas na região Norte, 3,5% no Nordeste e 1,5% nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
De acordo com a coordenadora do estudo e pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da Escola Nacional de Saúde Pública, Maria do Carmo Leal, "esse número (45%) aponta para uma situação preocupante, pois mostra que uma expressiva parte da nossa população não esta planejando sua reprodução. Ela vem acontecendo por acidente, e o Ministério da Saúde precisa ficar alerta e trabalhar melhor a questão da contracepção".
O projeto de âmbito nacional, que teve início em fevereiro de 2010, tem como principal objetivo conhecer as complicações maternas e as dos recém-nascidos, de acordo com o tipo de parto no país. Para isso, já entrevistou 92% da amostra, revelando também que 53% dos partos no Brasil são cesáreos, com prevalência nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Com 22 mil mulheres entrevistadas, das 24 mil mulheres que representam 100% da amostra , o projeto Nascer no Brasil: inquérito sobre parto e nascimento esteve representado em 191 municípios e 266 diferentes estabelecimentos de saúde. Foram entrevistadas 90 mulheres em cada instituição de saúde nas categorias pública, privada e mista. Participaram da pesquisa as instituições que realizaram mais de 500 partos por ano. Todos os Estados brasileiros foram contemplados na amostra.
Assistência pré-natal
Outro ponto levado em consideração na pesquisa foi em relação à assistência pré-natal. Os resultados da pesquisa apontam que apenas 1,2% das mulheres em todo o país não realizam assistência pré-natal, 2,2% delas na região Norte e 0,6% na região Sul, sem diferenças entre capital e interior. Quando perguntadas sobre em que tipo de serviço de saúde realizaram o pré-natal, 86% das mulheres responderam que o fizeram no sistema público - sendo 43% delas somente no SUS, e 43% delas no sistema misto - e 14% no sistema privado, sendo essa proporção bem mais elevada no Sudeste, com 22%, enquanto no Norte e Nordeste 5% e 6% respectivamente. Com relação a como o parto foi pago, 83,6% foram pagos pelo Sistema Único de Saúde, e 16,4% pelos Planos de Saúde.
Publicação: 29/02/12
Fonte: Isaúdenet