Não há período seguro para consumo de álcool durante a gravidez

Estudo mostra que todos os modelos de consumo estão associados a maior risco de baixo peso ou comprimento reduzido ao nascer

Pesquisadores do serviço telefônico que fornece informações de saúde sobre a gravidez do California Teratogen Information Service (CTIS), uma organização de âmbito estadual sem fins lucrativos com sede na University of California, San Diego (EUA), descobriram novas ligações entre o momento do consumo de álcool durante a gravidez e determinadas características da síndrome fetal do álcool (FAS).

O estudo utiliza dados obtidos pelos conselheiros do serviço telefônico do CTIS, que oferece um serviço de informação baseada em evidências clínicas sobre a exposição ao álcool durante a gravidez e a amamentação. O estudo se concentrou em 992 mulheres da Califórnia, que contataram o serviço telefônico de informações entre 1978 e 2005, com perguntas sobre uma grande variedade de exposições e, depois de serem aconselhadas, concordaram em participar de um estudo de acompanhamento de seus resultados da gravidez. O estudo examina especificamente o tempo relatado de exposição da mãe ao álcool em relação às características físicas conhecidas da Síndrome Alcoólica Fetal (FAS). É importante dizer que todas as crianças no estudo, se identificadas como expostas ao álcool ou não, receberam um exame especial de defeitos congênitos por Kenneth Lyons Jones, chefe da Divisão de Dismorfologia/Teratologia no Departamento de Pediatria e Diretor Médico do CTIS.

As características físicas da síndrome alcoólica fetal podem ser muito sutis e não facilmente reconhecíveis, especialmente nos recém-nascidos. Estas características incluem o lábio superior liso com a porção vermelha do lábio fina/lisa, aberturas dos olhos pequenas, menor tamanho da cabeça, e baixo peso e comprimento ao nascer.

Os pesquisadores descobriram que todos os modelos de consumo de álcool pré-natal maior (não importa o momento da gravidez) foi associado a um risco aumentado de ter um bebê abaixo do peso ou com um comprimento reduzido ao nascer. No entanto, também houve associações significativas entre o consumo de álcool mais elevado na segunda metade do primeiro trimestre e determinadas características faciais de FAS, além do menor peso e comprimento ao nascer. "Para cada aumento de uma bebida na média de drinques consumidos diariamente, houve um aumento de 25% de risco para lábio superior liso, um aumento de 22% de risco para a parte vermelha fina da fronteira do lábio superior, um aumento de 12% de risco para o tamanho de cabeça pequeno, um aumento de 16% de risco de baixo peso ao nascer, e um aumento de 18% do risco de comprimento reduzido ao nascer", disse Haruna Sawada Feldman, principal autor do estudo.

"Essas descobertas mostram que o consumo de álcool entre a 7ª e 12ª semana da gravidez está claramente associado ao risco para as características faciais da FAS, bem como a uma diminuição do peso e do comprimento ao nascer", disse a professora de pediatria Christina Chambers. "No entanto, isso não deve ser mal interpretado para significar que beber desde a 1ª até a 7ª a semana é seguro. Este estudo apenas observou os dados que incluíam os nascidos vivos. Ele não inclui as mulheres que tiveram abortos ou os natimortos, possivelmente, resultantes da exposição precoce ao álcool. No mínimo, estes resultados vêm a corroborar a ideia de que não há um período seguro designado "seguro" para ingerir álcool durante a gravidez, e que interromper o consumo de álcool o mais rapidamente possível e, idealmente, antes da gravidez é a melhor abordagem para a prevenção de FAS", explicou ela.

Publicação: 23/01/12

Fonte: Isaúdenet