No dia 17 de novembro de 2011, pela primeira vez, o Dia Mundial da Prematuridade.
Em todo mundo, cerca de 13 milhões de bebês nascem de forma prematura, dos quais 1 milhão morrem devido ao nascimento precoce conforme relatório da March of Dimes, uma organização sem fins lucrativos que cuida da saúde das gestantes e dos bebês nos Estados Unidos da América (EUA), evitando o aparecimento de defeitos congênitos, parto prematuro e mortalidade infantil.
Parto prematuro (nascimento antes da 37ª semana) é um grave problema de saúde pública nos EUA e custa aos cofres do governo mais de $ 26 bilhões por ano, segundo o Institute of Medicine.
As taxas de nascimentos prematuros em vários estados americanos tiveram um declínio de mais de 10% entre os anos de 2006 a 2009 revela o boletim da March of Dimes.
Esse resultado se deve às diversas intervenções por parte da March of Dimes, como por exemplos, iniciativas para melhoramento da qualidade de vida das gestantes evitando o uso de medicações desnecessárias e introdução de progesterona para aquelas gestantes que têm indicação.
A ideia do Dia Mundial de Prematuridade é chamar atenção do mundo inteiro para o problema do nascimento precoce que é sério e pode ser minimizado de forma significativa as altas taxas atuais.
Tenha seu bebê saudável!
Publicação: 02/11/2011
Consulte o SIAT/BA
Fonte: March of Dimes