Alimentação saudável na gestação diminui os riscos de defeitos congênitos

Escolhas alimentares mais saudáveis feitas por mulheres grávidas estão associadas com riscos reduzidos de defeitos congênitos, incluindo defeitos do tubo neural e fissuras orofaciais, segundo um estudo publicado on-line no Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.
Os autores afirmam na informação de fundo que a suplementação de ácido fólico e fortificação de alimentos tem sido eficaz na prevenção de defeitos do tubo neural, mas o ácido fólico não impede todos os defeitos de nascimento. "A pesquisa Nutrição em defeitos de nascimento tende a se concentrar em um nutriente (ou fator nutricional) em determinado momento", escrevem os autores. "No entanto, a realidade da nutrição é muito mais complexa."
Suzan L. Carmichael, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e sua equipe usaram dados do Estudo Nacional de Prevenção de Defeitos de Nascimento "para analisar se uma melhor qualidade na dieta materna está associada ao risco reduzido de defeitos congênitos s." Os dados foram coletados em 10 estados, de gestantes com estimados datas de vencimento entre outubro de 1997 e dezembro de 2005. As informações foram coletadas através de entrevistas por telefone com 72% dos casos e 67 % das mães. Um total de 936 casos foram Incluídos na análise com defeitos do tubo neural, 2.475 com fissuras orofaciais, e 6.147 controles sem defeitos de nascimento. Mães relataram a ingestão de alimentos através de um questionário. Os pesquisadores desenvolveram dois índices de qualidade da dieta que incidiu sobre a qualidade da alimentação global, baseada na dieta mediterrânica e do Departamento de Agricultura dos EUA Guia da Pirâmide Alimentar (Índice de Qualidade da Dieta ou DQI).
"...O aumento da qualidade da alimentação foi associado com a redução dos riscos de defeitos de nascimento estudados", os autores concluíram. "A maioria das mães dos controles (crianças sem defeitos congênitos) eram brancas não-hispânicas com escolariadade acima do ensino médio, 19 % fumaram, 38 % beberam álcool 78 % tomaram ácido fólico contendo suplementos durante a gravidez precoce; e 16% eram obesas. "segundo os autores do relatório. "As mulheres que eram hispânicas apresentaram valores substancialmente mais elevados para o DQI e o MDS, enquanto os valores foram menores entre as mulheres com menor escolaridade e mulheres que fumavam, não tomavam suplementos, ou eram obesas ..."
"Com base em dois tipos de dieta, a dieta materna de maior qualidade no ano antes da gravidez foi associada com menor risco de defeitos do tubo neural e fissuras orofaciais. Este resultado persistiu mesmo após um ajuste de vários fatores de confusão, tais como ingestão materna de suplementos vitamínicos / minerais, "escrevem os autores. "Estes resultados sugerem que as abordagens da dieta podem levar à redução dos riscos de defeitos congênitos maiores e complementar os esforços existentes para fortificar alimentos e incentivar o uso de multivitaminas periconcepcionais", concluem os autores.
Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/21492/geral/alimentacao-saudavel-na-gestacao-diminui-os-riscos-de-defeitos-congenitos
Artigo: http://archpedi.ama-assn.org/cgi/content/abstract/archpediatrics.2011.185

Em: 09/10/2011