Instituto Butantã desenvolve nova vacina para combater coqueluche em bebês

Técnica está sendo testada com sucesso em camundongos e próxima testes será em humanos, com início previsto para 2013
Após os testes bem sucedidos em camundongos, o Instituto Butantã planeja iniciar até 2013 a próxima etapa da pesquisa de uma nova vacina contra a Coqueluche, envolvendo os estudos com seres humanos. O medicamento está sendo desenvolvido para imunizar bebês menores de seis meses, período em que a doença é mais letal.

Para desenvolver a nova técnica de imunização, os pesquisadores se espelharam na vacina BCG, utilizada para proteger o corpo contra a tuberculose. " A diferença é que a vacina atual coloca o sistema imunológico em contato com a Bordetella [bactéria responsável pela doença] morta, fazendo com que ele produza anticorpos para combatê-la. Já no novo método, a imunização é celular. Colocamos no organismo uma bactéria transgênica e as próprias células aprendem a eliminá-la" , disse a pesquisadora responsável pelo projeto, Luciana Cerqueira Leite.
A nova vacina já poderia ser aplicada com poucos dias de vida e teria efeito quase imediato, protegendo a criança até de um eventual contágio materno. Ainda de acordo com Luciana, mais de 90% dos casos de morte por coqueluche ocorrem nessa faixa etária. Atualmente, a imunização só ocorre após o primeiro semestre de vida.
No Brasil, a doença está controlada, porém, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, este ano foi registrado um surto de coqueluche. Até julho já haviam sido contabilizados mais casos do que em todo o ano de 2010.
O estudo teve início há mais de dez anos e a previsão é de que uma nova vacina esteja no mercado dentro de dez anos.
Fonte:http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/21477/geral/instituto-butanta-desenv...

Em: 08/10/2011