A Medicina de Precisão, também conhecida como Medicina Personalizada, tem como objetivo fornecer tratamentos altamente precisos para cada paciente, considerando sua genética, características biológicas e influências ambientais.
A medicina de precisão adota uma abordagem mais completa e personalizada que envolve:
Análise genética;
Análise de biomarcadores para entender melhor a doença e escolher o tratamento mais adequado;
Desenvolvimento de planos de tratamento individualizados com base nas características únicas de cada paciente;
Uso de dados clínicos, genéticos e ambientais para tomar decisões assertivas sobre o tratamento.
As vantagens da medicina de precisão incluem tratamentos mais eficazes, atendimento personalizado e redução dos riscos de efeitos adversos e melhoria na qualidade de vida.
Segundo a Precision Medicine Initiative, a medicina de precisão, revoluciona o tratamento e prevenção de doenças ao considerar a variabilidade individual nos genes, ambiente e estilo de vida de cada pessoa.
Ao contrário do modelo tradicional, que adota tratamentos universais, este método utiliza dados genômicos para orientar a escolha de tratamentos personalizados e específicos.
Esses avanços tornaram os testes genéticos mais rápidos e acessíveis, auxiliando profissionais de saúde e pesquisadores na identificação de padrões indicativos da eficácia de tratamentos e variações genéticas relacionadas à resposta terapêutica do indivíduo, direcionando tratamentos específicos que melhoram a eficácia e minimizam os riscos de efeitos colaterais para os pacientes.
Entre suas aplicações podemos destacar: diagnóstico preciso e precoce de doenças; personalização do tratamento; identificação de mutações hereditárias; monitoramento da progressão da doença; identificação de biomarcadores de resposta ao tratamento.
A medicina de precisão (medicina personalizada) é fundamental por proporcionar tratamentos personalizados e eficazes, adaptados às características individuais de cada paciente.