A suplementação diária de ácido fólico no período periconcepcional e durante a gestação diminuem significativamente a chance de ocorrência de algumas malformações, principalmente defeitos de fechamento de tubo neural. É recomendado para todas as mulheres que planejam engravidar, o uso diário de 0,4 mg de ácido fólico até, pelo menos, o final do terceiro trimestre de gravidez. Especialmente importante para as mulheres que já tiveram algum filho com este tipo de malformação, as que fazem uso de medicamento que aumente o risco de defeito de fechamento de tubo neural, por exemplo: ácido valpróico e carbamazepina, ou são portadoras de diabetes do tipo 1. Qualquer outra medicação no período gestacional deve ser sempre com recomendação médica, pois não se pode afirmar que um determinado fármaco é absolutamente seguro. Em muitos casos, falta comprovação de que certos medicamentos realmente não causam danos ao feto.
Vacinação Contra a Rubéola
A rubéola quando ocorre durante a gravidez pode trazer consequências sérias para o feto em desenvolvimento. Por isso a importância da vacinação em todas as mulheres em idade reprodutiva. Todas as mulheres que desejam engravidar devem realizar a sorologia para rubéola para averiguar presença de anticorpos IgG e caso não esteja imune, devem receber a vacina e evitar engravidar por no mínimo 30 dias.
Exames no Pré-natal
No período pré-natal, além dos exames laboratoriais de rotina é de extrema importância a realização de ecografias obstétricas para toda gestante entre 11ª e 13ª semanas de gestação com medida da translucência nucal. Na 18ª e 20ªsemanas, ecografia obstétrica para avaliação de morfologia fetal.
No período gestacional o acompanhamento pré-natal adequado é um dos passos para uma gravidez saudável.
#UseMascara #DistanciamentoSocial #LaveAsMaosComFrequencia