Dia Mundial da Saúde em Época de Pandemia

Em época de pandemia, cuidar da saúde ficou muito mais necessário ainda, principalmente para as mulheres gestantes e aquelas que desejam engravidar e possuem uma preocupação muito grande em relação à COVID-19. Muitas das pesquisas para entender os impactos na doença na gestação ainda estão em desenvolvimento. Mas todos sabem que este é um período importante para as mulheres e que durante a gravidez existem mudanças hormonais e imunológicas, que as colocam em estado de alerta.

A maioria dos casos de transmissão da COVID-19 ocorre na sua maioria de pessoa para pessoa. O vírus pode ser facilmente isolados de gotículas ou secreções respiratórias, fezes e objetos.

Na transmissão da mulher para o bebê no período pré-natal ou intraparto (transmissão vertical) pode ocorrer porém é incomum.

O diagnóstico pode ser feito a partir dos sintomas ou não, pois existem caso assintomáticos ou simplesmente pela exposição ao vírus. O teste ideal é o RT-PCR da secreção nasofaringe. Estudos mostram que mais de dois terços das gestantes com COVID-19 são assintomáticas. As gestante não estão mais propensas a contrair o vírus do que a população em geral.

Os sintomas mais comuns nas gestantes são tosse e febre, e menos comum dispneia, mialgia, perda de paladar e diarreia.

Alguns estudos apontam que as gestantes assintomáticas com a COVID-19, têm maior chance de parto prematuro.

Até então, não há evidências de que a infecção por COVID-19 tenha efeito adverso no feto ou nos neonatos. O risco de anomalias congênitas não parece estar aumentado nessas pacientes.

Os cuidados pré-natais devem ser mantidos, podendo ser alterado nos casos suspeitos ou confirmados da infecção pelo Coronavírus.

No Dia Mundial da Saúde em época de pandemia (7/04), fica aqui nosso alerta para os cuidados com a sua saúde.

Todas as medidas de segurança preconizadas pela OMS/MS devem ser adotadas para toda a população, em particular as gestantes, na defesa contra o Coronavírus (COVID-19).

 

Use máscara, higienize frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel à 70% e mantenha o distanciamento social!