18 de outubro, dia de homenagear todos os médicos e médicas. A escolha tem origem cristã. Nessa data a Igreja Católica comemora o Dia de São Lucas, um santo que em vida foi médico e, por isso, é considerado o protetor dos médicos pelos católicos.
O Brasil é um dos maiores países cristãos e, como não poderia ser diferente, herdou muito de suas tradições da religião.
São Lucas, padroeiro dos médicos na religião católica, foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento.
Considerado patrono dos médicos desde o século XV, ele teria estudado Medicina na Antioquia, cidade onde também teria nascido. Ele teria vivido no século I d.C., mas não se sabe com exatidão a data de seu nascimento, bem como a data de sua morte.
Mesmo sem provas documentadas, para a Igreja, existem provas indiretas de que ele foi médico, sendo possível encontrar as principais delas na própria Bíblia. Referências históricas também dizem que Lucas foi um médico bondoso, altruísta e que se dedicava aos seus pacientes.
A escolha do dia 18 de outubro como Dia do Médico – e de São Lucas como patrono desses profissionais da saúde – é comum em vários países de base cristã, entre eles: Itália, Portugal, França, Espanha, Bélgica e Polônia, além do próprio Brasil.
Celebrar a data é reconhecer o esforço e a dedicação de quem coloca o bem-estar do outro em primeiro lugar e proporciona qualidade de vida
Feliz Dia do Médico (a)