Azitromicina na gestação

A azitromicina é um antibiótico semelhante à eritromicina pertencente à classe dos macrolídeos e de amplo espectro, ou seja, atua em diversas bactérias Gram-negativas e Gram-positivas.

A azitromicina é utilizada principalmente para o tratamento de infecções causadas por bactérias que provocam:

  • Infecções respiratórias como sinusite, rinite, bronquite ou pneumonia;
  • Infecção nos ouvidos como a otite média;
  • Infecções na pele ou nos tecidos moles como abscessos, furúnculos ou úlceras infectadas;
  • Infecções genitais ou urinárias como uretrites ou cervicites;
  • Doenças sexualmente transmissíveis.O medicamento atua no organismo inibindo a produção de proteínas por essas bactérias, impedindo que cresçam e se reproduzam, resultando na sua eliminação.

Alguns estudos estão sendo realizados para avaliar a eficácia da azitromicina no combate à infecção gerada pelo novo Coronavírus (COVID-19).

Um estudo de coorte retrospectivo identificou 1.620 crianças cujas mães usaram o antibiótico em qualquer momento durante a gravidez e não se observou aumento de defeitos congênitos gerais, nem cardíaco, músculo-esquelético, geniturinário, gastrointestinal e sistema nervoso central.

Em outro estudo, não foi observado aumento de defeitos congênitos quando as exposições de primeiro trimestre foram avaliadas separadamente.

A azitromicina é encontrada no leite materno, mas os estudos até então, não revelaram efeitos adversos na criança exposta.

Baseado nos estudos experimentais em animais e no limitado número de relatos de casos em seres humanos, não se espera que o uso da azitromicina durante a gravidez aumente o risco do aparecimento de defeitos congênitos.

Os efeitos colaterais mais comuns associados ao uso de azitromicina são náusea, vômito, diarreia, fezes moles, desconforto abdominal, prisão de ventre ou diarreia e gases. Além disso, pode ocorrer tontura, sonolência e perda de apetite. Indivíduos com hipersensibilidade à medicação não devem fazer uso do medicamento. Indicação e acompanhamento médico nas gestantes são muito importantes.

 #UseMascara #DistanciamentoSocial #LaveAsMaosComFrequencia