O Dia Mundial da Síndrome de Down, 21 de março, data escolhida porque graficamente se escreve como 21/3 (dia 21 do mês 3), o que faz alusão à trissomia do cromossomo 21.
É um dia usado para famílias e pessoas com Down se mobilizarem para celebrar a vida dos portadores da síndrome, trazer conscientização global e garantir que sofram menos os efeitos do capacitismo (preconceito contra pessoas com deficiências).
Além disso, a data fala sobre direitos, inclusão e a possibilidade das pessoas com Down serem e fazerem tudo aquilo que elas quiserem.
A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células, em vez de dois, na sua grande maioria.
Estima-se que no Brasil a SD apareça em 1 em cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 270 mil pessoas com a síndrome no país.
No mundo, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos vivos.
Segundo o Ministério da Saúde, essa alteração cromossômica - observada pela primeira vez em 1866, pelo médico pediatra britânico John Langdon Down - é a mais comum entre os humanos.